top of page

PROPOSTA URBANÍSTICA PARA ALTERAÇÃO DA ZEU DA ESTAÇÃO VILA MADALENA DO METRÔ

 

ARQUITETO:

FRANCISCO LUIZ SCAGLIUSI

 

PROPOSTA URBANÍSTICA PARA ALTERAÇÃO DA ZEU DA ESTAÇÃO VILA MADALENA DO METRÔ

 

Este trabalho tem por objetivo apresentar uma proposta de mudança ao Projeto de Lei 272/2015, que versa sobre a disciplina de parcelamento, uso e ocupação do solo, em tramitação na Câmara Municipal de São Paulo. 

 

Trata-se de uma proposta urbanística para revisão dos perímetros e adequação do zoneamento na Zona Eixo de Estruturação da Transformação Urbana (ZEU), na envoltória da estação Vila Madalena do Metrô, em especial naquelas porções do território com características urbanas, geomorfológicas e ambientais inadequadas para o adensamento.

 

 

MAPA 1 – ZONEAMENTO

Reprodução do mapa que integra o PL 272/2015, apresentando o perímetro da Zona Eixo de Estruturação da Transformação Urbana (ZEU) e o zoneamento na envoltória da estação de metrô Vila Madalena, objeto de estudo deste trabalho.

 

MAPA 2 – USO DO SOLO

Este mapa representa as características de uso e ocupação do solo existentes na ZEU da envoltória da estação Vila Madalena do Metrô. O uso residencial é predominante, apesar da centralidade existente no entorno da estação do metrô e ao longo da Avenida Heitor Penteado.

 

MAPA 3 – VERTICALIZAÇÃO

O Mapa de Verticalização permite visualizar o processo de construção de edifícios de múltiplos pavimentos, que avança sobre o casario tradicional dos bairros do entorno da estação Vila Madalena.

Este mapa agregou o recente movimento de aquisição de lotes para incorporação provocado pela aprovação da Lei 16.0560/14, que instituiu a da Zona Eixo de Estruturação da Transformação Urbana (ZEU), que admite coeficiente de aproveitamento até quatro vezes a área do terreno, podendo atingir cinco vezes, quando se tratar da categoria de uso Habitação do Mercado Popular. Este fato deve gerar um impacto negativo no bairro pelo adensamento construtivo sobre áreas impróprias a ocupação.

 

MAPA 4 – DECLIVIDADES

O Mapa de Declividades é de fundamental importância para análise das condições de ocupação do território.

Foram adotadas classes de declividades que permitem interpretar a topografia, em especial de encostas que apresentam inclinações elevadas e que ensejam critérios especiais para ocupação.

 

MAPA 5 – PROPOSTA DE ALTERAÇÃO DE PERÍMETRO E DE ALTERAÇÃO NO ZONEAMENTO DA ZEU DA ENVOLTÓRIA DA ESTAÇÃO DO METRÔ VILA MADALENA.

O Mapa 5 representa a consolidação da proposta de alteração da ZEU, tomando como base as condições de uso e ocupação do solo, o processo de verticalização, as características geomorfológicas do sítio e condições urbanas relacionadas à geometria das vias. A proposta teve como objetivo básico compatibilizar a ocupação coma as características ambientais, paisagísticas, culturais e geológico-geotécnicas.

PAUTA

Planejamento
Arquitetura
Urbanismo
Ltda

 
logo_pauta.png
  • LinkedIn
  • Facebook

Rua Delfina, 105,  
Vila Madalena,  
São Paulo - SP 
Brasil   

+55 11 3034.5856 
+55 11 3034.5869  
 
pauta@pauta.arq.br
bottom of page